quarta-feira, 27 de junho de 2018

Dicas para começar uma coleção de discos de vinil

discos de vinil


Nosso querido "bolachão" está completando 70 anos de história em 2018, os discos de vinil conhecidos também como LP's ( Long Play ) é uma mídia desenvolvida e lançada pela Columbia Records em 31 de agosto de 1948, com surgimento dos CD's no final da década de 80 os discos de vinil pareciam entrar em desuso e sua extinção parecia certa, no entanto isso não aconteceu e os discos de vinil ressurgiram no ano de 2000 para atender a demanda de uma clientela especifica e fiel, isso porque algumas características dos LP não foram abandonadas como o tipo de sonorização e fidelidade musical que esses discos carregavam, alem dos encartes e as lindas artes gráficas.


Mas vamos deixar história do vinil para outro momento e você deseja saber mais vou deixar um link no final do artigo sobre a história completa do vinil, no momento vou deixar as principais dicas para começar uma coleção de discos de vinil que nossos leitores praticam e será de grande valia para nossos amigos iniciantes.

Sobre aquisição de LP's

Para começar sua coleção de vinil não é necessário muito investimento, você pode solicitar discos antigos de amigos e parentes que não mais utilizam os discos de vinil, outra forma é adquirir em sebos e até marreteiros ( camelôs ), também é possível adquirir em clubes de assinaturas e sites especializados na internet, participar de grupos de trocas ou negociar em feiras e eventos do gênero.

Qual segmento de discos é melhor ?

Saiba que existem alguns gêneros que você pode se divertir mais pelo gosto pessoal, no entanto muitas coleções tem valor especial, como:

  • Trilhas Sonoras de Novelas
  • Edições Especiais de Rádios
  • Trilhas Sonoras de Filmes
  • Coletâneas de Artistas
  • Edições de Humor ( como Costinha e Ary Toledo )
  • Discos Instrumentais (ex: Orquestras)
  • Discos comemorativos ( tiragem limitada )
  • Discos de Capa Dupla
  • Discos Autografados
  • Discos de Escolas de Samba ( ex: Escolas de Samba Carnaval 1987 )
  • Discos por Genêro ou Artista

Nota: Os formatos, material, rotação e tamanho também são de grande valia colecionável é é um segmento raro e muito disputado entre os colecionadores.

Como escolher os discos de vinil ?

Como á época era muito difícil falsificar discos, a grande totalidade são originais das gravadores e é um item a menos para se preocupar, no entanto tenha muita atenção para não se tornar um colecionador de bagulhos, não pelo gênero mas sim pela conservação dos LP's. Principalmente quando for comprar um disco de vinil usado verifique as condições, pois manchas, riscos, capas muito degradadas, falta de encartes, se estão empenados, etc. Mesmo um disco raro perde seu valor nessas condições e pode ser dinheiro jogado fora. 

discos de vinil raros
Como Escolher o Melhor Disco de Vinil

Outra dica importante é evitar ( mesmo que goste do gênero ) artistas absolutamente desconhecidos, pois nesta época se tentava a sorte lançando discos pagos (nada diferente de hoje) e que são porcarias redondas. Discos coletânea devem ser avaliados da mesma forma, fique esperto com os títulos as 10 melhores disso, as 20 melhores daquilo.

Coleções discográfica de um artista possui alto valor de mercado, então se possível procure adquir a coleção completa, pois uma coleção que falta um disco perde muito valor.

Formando uma coleção de alta qualidade !

Como dito antes não saia adquirindo qualquer disco de vinil, selecione o que ira colecionar, reserve um local para armazenamento e de fácil consulta, catalogue tudo que você tem separando gêneros, artistas, tipos, etc. Veja e marque quais discos faltam na coleção para eventual compra ou troca, faça limpeza constantes dos discos, discos raros merecem uma embalagem especial, tenha uma "vitrola" (toca-discos) de qualidade para ouvir suas musicas, fique de olho nos discos atuais e por fim relançamentos de discos são muito interessantes.

vitrola
Toca discos de qualidade para ouvir os bolachões
A Frase
Sou como um disco quebrado. Arranho em certas partes, pulo outras, mas só toco no volume máximo.

Indicações e Referências:







Previous Post
Next Post
Related Posts

0 comentários: